Deputado defendeu que Santa Catarina adote medidas para minimizar efeitos das enxurradas
Ao se solidarizar com os catarinenses que sofreram os impactos das enxurradas nos últimos dias, o deputado estadual Antídio Lunelli usou a tribuna da Assembleia Legislativa para apresentar aos demais parlamentares o Parque Via Verde. A estrutura foi inaugurada no seu primeiro mandato como prefeito de Jaraguá do Sul e teve parceria do Ministério Público.
Lunelli mostrou um vídeo que detalha a ideia original do projeto e tem a fala do promotor do Meio Ambiente, Alexandre Schmitt dos Santos.
Nas imagens, é possível ver o parque completamente alagado, fato registrado na última quarta-feira, dia 4 de outubro. “Realmente a água tomou conta do parque, em compensação, foi justamente isso que evitou que diversos outros pontos da cidade ficassem alagados. O Parque é um local de lazer para as famílias jaraguaenses e um ponto de segurança para escoamento da água em tempos de enxurrada”, disse.
Em um vídeo divulgado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, o promotor ressaltou que todos os brinquedos do parque são feitos de concreto, já prevendo o alagamento da área em ocorrências de enchentes. “Vários espaços que hoje não são mais inundados, certamente seriam alagados se não fosse a Via Verde, porque a água não teria para onde se espraiar”, detalhou.
Lunelli ainda ressaltou o trabalho realizado pela Defesa Civil e Governo do Estado no atendimento à população catarinense e disse que colocar no Orçamento do poder público projetos de prevenção deve ser prioridade de todos. “A natureza, novamente, mostrou sua força. Fenômenos como esse serão cada vez mais comuns. Por isso, precisamos agir em conjunto, preparando nossas cidades e protegendo a população”, defendeu.