O deputado Estadual Antídio Lunelli (MDB), protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), uma moção em homenagem ao presidente da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, e ao presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), Arno Pandolfo. O reconhecimento marca a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no dia 1º de julho.
Na Alesc, Lunelli é um dos deputados que faz parte da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Ele destaca a força e representatividade do setor em Santa Catarina. “Sem dúvidas, o cooperativismo é um setor que se destaca mesmo em cenários econômicos adversos. Um dos motivos é o trabalho intenso e empenho dos associados em fomentar o desenvolvimento, através de uma convergência de esforços direcionados a resultados, liderança firme e planejamento”, afirmou o parlamentar.
Em Santa Catarina, conforme dados da Ocesc, o setor cooperativista catarinense teve um crescimento de 22% em 2022, dado que reflete o protagonismo do segmento no cenário econômico de Santa Catarina. No Estado; mais de 3,9 milhões de catarinenses são associados à alguma cooperativa: de crédito, infraestrutura, saúde, consumo, transporte, agropecuária e produção de bens e serviços.
Ainda de acordo com dados da Ocesc, com um conjunto de 250 cooperativas), o sistema cooperativo de Santa Catarina produziu uma receita operacional bruta de R$ 82,8 bilhões. O faturamento anual do ramo agropecuário que compreende 49 cooperativas agropecuárias, totalizou R$ 56,5 bilhões, representando 68% do movimento econômico de todo o sistema cooperativista catarinense, que, atualmente, conta com um quadro de 3.909.266 cooperados e um quadro funcional de 57.376 colaboradores.