Jogador foi um dos seis sobreviventes da tragédia aérea que vitimou 71 pessoas
Jogador foi um dos seis sobreviventes da tragédia aérea que vitimou 71 pessoas
O Legislativo catarinense irá realizar, no dia 29 de fevereiro, uma homenagem ao ex-jogador da Chapecoense, Hélio Zampier Neto, sobrevivente do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas em novembro de 2016.
A entrega da moção de aplausos, proposta pelo deputado estadual Antídio Lunelli, simboliza o reconhecimento da história de superação, força de vontade e coragem do jogador. “Neto foi um dos seis sobreviventes da queda do Voo 2933 da LaMia, enfrentou momentos muito difíceis, como um traumatismo cranioencefálico e pneumonia bacteriana, além de todo trauma de perder seus amigos e colegas tão repentinamente. Mas, mesmo diante disso tudo, mostrou uma força inabalável para se recuperar e cuidar da sua família. A sua determinação e coragem inspiram a todos nós”, cita Lunelli.
Neto se tornou símbolo da luta por justiça e pela preservação da memória das vítimas. O atleta tentou retornar ao futebol, mas não conseguiu, após ter ficado dois anos em tratamento. O jogador chegou a voltar aos treinamentos com bola, porém, anunciou a aposentadoria em 2019, aos 34 anos.
Em uma entrevista ao Globo Esporte em novembro do ano passado, o sobrevivente disse que tem a missão de fazer mais coisas além do futebol. “Eu entendi que Deus me deu essa oportunidade. Sofri uma lesão na coluna, operei o joelho seis vezes, a coluna ainda quebrei um osso, achatei uma vértebra, rompi um ligamento e ainda preciso de uma cirurgia”, revelou.
Atualmente, Neto compartilha sua história em palestras motivando pessoas a enfrentarem os desafios da vida e a superarem as dificuldades com persistência e esperança. Além disso, o ex-jogador segue na busca por justiça e alívio para as famílias das vítimas do acidente.
A entrega da moção de aplausos será às 9h, no Plenário.
História do jogador
Neto, nascido em 16 de agosto de 1985, no Rio de Janeiro, teve uma carreira no futebol marcada por determinação e talento. Iniciou sua jornada profissional no Francisco Beltrão em 2006, passando por clubes como Paraná, Vasco da Gama, Cianorte, Guarani e Metropolitano. Destacou-se no Guarani durante a campanha do vice-campeonato no Paulistão de 2012, chamando a atenção de grandes clubes como Santos e Internacional.
Em 2015, teve a oportunidade de vestir a camisa da Chapecoense, onde teve momentos de brilhantismo, como na goleada de 5 a 1 contra o Palmeiras e na vitória por 1 a 0 contra o Vasco da Gama, com um golaço de bicicleta.
No ano seguinte, Neto foi um dos líderes da campanha histórica da Chapecoense na Copa Sul-Americana, sendo titular nas partidas contra o Junior Barranquilla e San Lorenzo na Arena Condá.