O deputado estadual Antídio Lunelli esteve, nesta terça-feira (21), na Fiesc, para o lançamento do Plano Estadual de Logística de Transporte (Pelt). A ordem de serviço para a elaboração do estudo foi assinada pelo governador Jorginho Mello.
A partir deste trabalho, que será realizado pela empresa Infra SA, o Estado terá um documento que fundamentará as ações públicas necessárias para que os diferentes modais de transporte possam atender as demandas da economia catarinense. O prazo para entrega do estudo é de um ano e meio.
Lunelli, que também preside a Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc, parabenizou o governo pela iniciativa e disse que a medida é essencial para desafogar as rodovias catarinenses e tornar o Estado ainda mais competitivo. “Hoje, ficamos muito dependentes da malha viária, que já não suporta mais a demanda diária. Estamos uns 30 anos atrasados neste quesito, por isso precisamos diversificar nosso transporte o mais rápido possível e integrar os modais, ou a nossa economia vai parar”, comentou Lunelli.
O contrato tem o valor de R$ 4,2 milhões. Os recursos serão repassados pela SC Participações e Parcerias S.A., provenientes de dividendos recebidos do Porto de Imbituba. O programa vai contemplar os modais rodoviário, ferroviário e portuário, e deve seguir a mesma linha do Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc), que tem foco nos aeroportos.