Obra foi feita na gestão de Antídio Lunelli, em parceria com MP
A tragédia vivida pelos gaúchos causada pelo alto volume de chuvas, fez ressurgir as discussões acerca das mudanças climáticas e da necessidade de medidas que possam prevenir ou atenuar o nível dos estragos. Com isso, ganhou destaque na imprensa catarinense e nacional, uma iniciativa pioneira em Jaraguá do Sul: o Parque Linear Via Verde.
O projeto foi implementado na gestão de Antídio Lunelli, quando ele ainda era prefeito do município, e vem sendo ampliado pelo seu sucessor, Jair Franzner. A iniciativa é inspirada em espaços de Nova Iorque e Holanda e, de modo geral, o mecanismo evita que ruas e casas sejam atingidas pela cheia do rio Itapocu, que corta o município.
O Parque Linear Via Verde, idealizado em parceria com o Ministério Público, funciona como uma área de lazer e de mobilidade diariamente e, em tempos de cheias, serve como área de escape da água, dando vazão, reduzindo os estragos nas áreas habitáveis e de circulação dos munícipes. Nos dias seguintes ao alagamento da área, a prefeitura realiza a limpeza e higienização dos equipamentos, possibilitando o seu uso normalmente.
Ao todo, com a continuidade na atual administração, comandada por Jair Franzner, que era vice de Lunelli, foram mais de 100 obras de prevenção realizadas no município. “Obras como a Via Verde, e as outras que realizamos, não impedem que tragédias climáticas aconteçam, mas, sem dúvida, minimizam os efeitos e deixam nossa população mais segura. Tenho falado sobre a importância de todos os municípios olharem com atenção e urgência para necessidade de investir em prevenção. E esse é um investimento que precisa ser constante”, comenta Lunelli.